É fundamental para a capacitação do técnico de refrigeração saber quais os tipos de compressores de ar condicionado existentes hoje em dia.
Por isso, nós da Sfriar preparamos uma apresentação dos principais modelos existentes.
![]()
Atualmente são cinco modelos de compressores presentes em aparelhos de ar condicionado:
- rolagem
- centrífugo
- alternativo
- parafuso
- rotativo
O compressor do ar condicionado é a peça principal, sendo assim é o equipamento responsável por alterar a temperatura do ar, por promove o aquecimento ou a refrigeração do ambiente.
O compressor é o coração de seu aparelho. Em outras palavras, é a peça mais importante do ar condicionado.
Acima de tudo o técnico deve saber que a função do compressror é: receber e comprimir o fluido refrigerante vindo da evaporadora, elevando a pressão do gás e a temperatura nesse processo.
Após deixar o compressor, o gás passa novamente pelo condensador e em conclusão é feita a troca de calor com o ambiente.

Entenda quais são os tipos de compressores de ar condicionado existentes?
- Compressor Rotativo: Trata-se de um rotor excêntrico que gira em dentro de um cilindro. São largamente utilizados em ar condicionado.
- Compressor Alternativo: A compressão do fluido refrigerante é feita por um pistão que fica dentro de um cilindro, parecido com um motor de automóvel, vai e vem. Compressores alternativos são mais ruidosos e gastam mais energia, mas aos poucos substituirão pelos rotativos.
- Compressor Centrífugo: A compressão do fluido é feita dentro de um alojamento especial por um propulsor de alta velocidade e muitas pás. Além disso também são utilizados em condicionadores de ar.
- Compressor Parafuso: O elemento compressor é formado por 2 rotores em forma de parafuso, macho e fêmea, que no entanto são interligados e giram ao contrário. Sendo assim interagem como um parafuso girando numa rosca. É um compressor utilizado em equipamentos de grande porte para conforto e também usados em refrigeração comercial.
- Compressor Scroll: O compressor espiral ou Scroll possui 2 elementos em forma de espiral, um deles fixo e outro que gira contra o elemento fixo.
Confira como funciona um compressor

O mau funcionamento do compressor compromete a potência do aparelho de refrigeração, além de aumentar o consumo de energia.
Portanto, é uma peça de alta prioridade nas manutenções e em casos de queima ou rendimento inadequado a sua substituição é recomendada.
Deixe um comentário