Em primeiro lugar a tecnologia Inverter regula a quantidade de energia que passa pelo compressor do aparelho de ar condicionado, modificando sua velocidade.
O compressor do ar condicionado é considerado o coração do aparelho, aonde ocorre a troca de calor.
Comparando com o aparelho Convencional: o compressor do ar condicionado Inverter nunca desliga completamente, já o ar condicionado Convencional desliga e liga durante seu funcionamento.
Em outras palavras o compressor Inverter age de acordo com a temperatura, partindo uma única vez ao ser ligado.
Em conclusão os testes comparativos desses aparelhos estimam uma economia de até 40% com um aparelho inverter. No entanto, se considerarmos um aparelho mais antigo essa economia pode chegar até 70%.
Como surgiu o ar condicionado Inverter?
Em primeiro lugar vale ressaltar que a tecnologia Inverter criou-se pois havia uma necessidade nas indústrias de economia de energia e trabalho por parte das grandes máquinas logo após a crise do petróleo de 1973.
Os engenheiros da empresa Toshiba foram quem quebraram a cabeça e por fim deram origem ao compressor Inverter.
Eles faziam o uso de aparelhos chamados de conversores de frequência, que já eram utilizados com intuito de economizar energia.
A Toshiba trabalhava com elementos pequenos e seus conversores eram menores, ao longo da pesquisa foram muitos desafios, mas por fim eles conseguiram desenvolver um conversor de frequência mais econômico e pequeno, sendo do tamanho ideal para caber em um aparelho de ar condicionado.
Porque surgiu?
Diminuir o consumo de energia sempre foi uma preocupação muito grande, inicialmente nas indústrias, empresas e residências.
A própria história de como criou-se a tecnologia inverter constituiu-se em cima de uma crise de recursos.
Em outras palavras a Tecnologia inverter é o ideal para você que quer economizar na sua conta de energia.
Gases R410 e R32
Todo aparelho de ar condicionado utiliza-se de um gás para absorver o calor emitido pelo ambiente, e posteriormente eliminando-o para a saída da condensadora (parte externa).
Os aparelhos Convencionais utilizam o gás R22, sendo um gás altamente poluente para camada de ozônio, ele é até proibido em alguns países.
No Brasil ainda se utiliza desse gás, porém os ambientalistas vem lutando para sua proibição.
Já os aparelhos com tecnologia Inverter utilizam os gases:
- R-410A, que é baseado na substância hidrofluorcarbono (HFC) que não degrada a camada de ozônio.
- R-32, ele é constituído puramente da substância hidrofluorcarbono (HFC).
Comparando Ar Condicionado Convencional x Inverter
Desempenho
Convencional
No aparelho Convencional, a cima de tudo a temperatura ambiente acaba tendo mais oscilações enquanto ocorre a climatização. Esse fato se da pois o compressor tem funcionamento descontínuo “ligando/desligando”, entretanto ocasionando um alto consumo de energia.
X
Inverter
Com o aparelho Inverter, a temperatura ambiente durante a climatização, tem menos oscilações e é mais continua. Como resultado, isso ocorre pois o compressor opera em rotação variável e continua, em conclusão gerando mais conforto ao ambiente, em outras palavras menos barulho e mais economia de energia.
Velocidade
Convencional
No geral, o aparelho de ar condicionado Convencional precisa de mais tempo operando até atingir uma temperatura ideal.
X
Inverter
Já o aparelho Inverter consegue atingir a temperatura desejada mais rápido em comparação com o Convencional, em conclusão seu fluido refrigerante é conduzido com mais pressão no compressor, resultando na melhor troca de calor.
Ruído
Convencional
A quantidade de barulho na parte externa (condensadora) é maior, entretanto isso ocorre pois o compressor funciona com rotação fixa.
Na sua parte interna (evaporadora) encontramos 4 níveis em que se pode regular a velocidade em que o ar sai: automática, alta, média e baixa.
X
Inverter
A quantidade de o barulho é muito baixo na parte externa (condensadora) do aparelho Inverter pois seu compressor funciona em rotação continua.
Em segundo lugar na parte interna (evaporadora) conseguimos ter acesso a mais um nível adicional onde o ar sai mais suave e lento.
Gás
Convencional
O gás refrigerante mais utilizado no aparelho convencional é o R22, sendo altamente poluente para a camada de ozônio.
X
Inverter
Os ares Invertes utilizam os gases R410A ou novo R32, ambos ecológicos não tóxicos e não inflamáveis. Além disso eles garantem maior rendimento comparado ao R22.
Preço
Convencional
São aparelhos de ar condicionado mais baratos e mais fáceis de serem encontrados no mercado.
X
Inverter
O investimento do aparelho Inverter é mais alto, devido a sua tecnologia. Com tudo, por outro lado proporciona o melhor custo-benefício pela economia de energia que se paga logo nos primeiros meses de uso.
Vale a pena investir no ar condicionado Inverter?
Com tudo isso dito, trouxemos resumidamente as vantagens de adquirir um aparelho de ar condicionado com a Tecnologia Inverter:
- Não ocorrem paradas e arrancadas no aparelho, aumentando sua eficiência ao resfriar o ambiente
- Menos barulho, pois o compressor fica ligado por mais tempo.
- Economia de energia, pois o ajuste continuo do compressor evita que ele “puxe” energia mais vezes.
- Como resultado , aumenta a vida útil do aparelho.
Onde encontrar
Aqui na SfriAr temos a solução para sua empresa, sua indústria e sua obra residencial com os melhores aparelhos Inverter do mercado.
Depois de decidir pela tecnologia inverter se você ainda tem dificuldade em achar o aparelho ideal, nos montamos um passo a passo prático para te ajudar, é só clicar no link: Quais fatores considerar na hora de escolher o melhor aparelho de ar condicionado para você ou sua empresa.
Para sanar de vez suas dúvidas, entre em contato com a gente pelo WhatsApp ou e-mail e faça seu orçamento sem compromisso.
Deixe um comentário